sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vereador quer investigar obras da prefeitura de SP que não saem do papel.

Texto reproduzido do Site PT câmara SP - http://www.pt-camarasp.org.br

O vereador Donato protocolou nesta semana pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os diversos contratos que a Prefeitura de São Paulo celebrou com empresas para elaboração de projetos urbanísticos e que nem sempre saem do papel.
Desde 2005 a prefeitura vem contratando, de maneira sistemática e pagando preços astronômicos, empresas e consórcios especializados em engenharia, arquitetura e urbanismo para fazer projetos de obras e também para gerenciá-las. O pior é que os projetos não resultam em obras relevantes para cidade, o que é um indício de mau uso do dinheiro público.
O jornal O Estado de S. Paulo publicou, no dia 27 de novembro, reportagem apontando que desde 2005 pelo menos 70 projetos foram contratados junto a diferentes empresas. Destes 70, apenas 16 viram obras reais.
O que chama a atenção nessa prática é que a prefeitura paulistana possui meios próprios para elaborar projetos e gerenciar obras, podendo, portanto, evitar os gastos com terceiros. É o caso da SPObras (antiga EMURB).
Entre os projetos que Donato quer investigar através da CPI está o do túnel ligando a Avenida Roberto Marinho com a Ricardo Jafet, obra suspeita que o vereador já vem denunciando há alguns meses. A prefeitura contratou, pelo valor de R$ 35.217.437,56, um consórcio formado pelas empresas Planservi, Engevix eThemag.
A obra está incluída no conjunto de obras da Operação Urbana Água Espraiada. O projeto elaborado pelo consórcio está em total desacordo com a lei que criou a operação urbana.
Ainda do conjunto de obras da mesma operação urbana há um parque linear que deveria ser construído na região do túnel, cujo projeto custou aos cofres públicos R$ 21.881.062,72, pagos a outro consórcio formado pelas empresas Themag, Cobrape, Geotec e Paulo Bastos. Como o túnel não respeita a lei, a obra do parque, que depende da construção do túnel, poderá não ser executada.
(Do gabinete do vereador Donato) 

Um comentário:

  1. E eu que pensei que era uma pessoa informada. Parabéns pela divulgação. Vou divulgar para mais pessoas. Não é possível tanto descaso com o patrimônio público.

    ResponderExcluir